Voluntários espalham esperança em hospitais
Voluntários espalham esperança em hospitais
Na noite de quarta-feira (21), integrantes do Grupo de Oração da paróquia Menino Jesus de Praga se reuniram em frente à Unidade de Pronto Atendimento de Tangará para fazer orações e levar esperança aos pacientes e profissionais da saúde. “Fomos pela primeira vez na semana passada. Chegamos em silêncio, clamamos o Espírito Santo, cantamos um pouco e rezamos o terço da misericórdia. Foi muito bom estar lá”, conta uma das voluntárias, Renata Ferrante.
A iniciativa é fruto do trabalho em conjunto com um projeto independente, Coração de Deus, que há duas semanas vem reunindo voluntários em frente ao Hospital de Base (HB). Percebendo que o projeto poderia ecoar por toda região, os participantes convidaram outros voluntários e, logo, para surpresa dos organizadores, foi possível levar esperança para outros hospitais. “Assim foi crescendo, começaram a chamar pessoas conhecidas que pudessem levar outras pessoas. E foi assim que o convite chegou até mim”, explica José Ricardo, coordenador do grupo de oração. “Estendi o convite aos membros do grupo de oração e como faço parte do CPP, conversei com a coordenadora e ela autorizou estender o convite aos membros do CPP também. Então, foi feito assim, através de um vídeo, falando: ‘gente, vamos rezar por essas pessoas, porque elas merecem, elas precisam”, completa o coordenador.
Os convites surtiram efeito. Mais de quarenta pessoas se juntaram ao gesto de solidariedade. O enfermeiro Alexandre, que trabalha na UPA de Tangará, agradeceu as orações feitas aos profissionais e pacientes: “É nítida a sensação. Parece que está mais leve o ambiente de trabalho. As pessoas não estão demonstrando tanto cansaço quanto estavam. A gente só tem a agradecer as orações e toda essa vibração positiva que nos foi passada”.
O coordenador José Ricardo aproveita para estender o convite e dizer que as reuniões não se estendem muito tempo, pois ainda há o toque de recolher às 20h e para não ser cansativo, não perder o foco chamando atenção. E finaliza dizendo: “O intuito é a oração. É lógico, todos podem participar, não tem nenhum tipo de limite ou restrição. Sendo cristão e tendo no coração o desejo de rezar por essas pessoas, todos estão convidados e podem ir lá participar.”
Ana Clara Moreno