Notícias da Paróquia › 04/08/2020

Festa de São João Maria Vianney e Dia do Padre

Festa de São João Maria Vianney e Dia do Padre

No dia 4 de agosto, é comemorada a festa de São João Maria Vianney, homem que foi padre, e dedicou grande parte de sua vida à Igreja, tornando-se um exemplo de dedicação, doação e amor. Ele é considerado padroeiro dos padres e por isso, no dia 4, também é comemorado o dia do padre.

Dia daqueles que vivem para mostrar não só em palavras, mas, principalmente, em gestos, o que é o amor de Deus. Essa é uma das coisas que o Padre Silvio Roberto mais gosta no ministério sacerdotal. “O que mais gosto é de estar em comunhão com o Senhor, para mim é uma alegria servir. E amo também estar junto das pessoas que procuram a paróquia. Dando muita atenção, amor e carinho. Amo servir a Deus, através dos irmãos que estão ao meu lado”, disse o pároco.

Os padres estão sempre a serviço do povo. Seja em uma confissão, atendimentos, celebração das missas, batizados, casamentos. É um servir a Deus, através dos fiéis. Dentre tantos feitos dos sacerdotes, Padre Berti define um como o mais admirável da vida sacerdotal. “O que mais me admira é a liberdade que tenho em dedicar a minha vida à igreja. Me alegra muito ter essa disponibilidade de poder servir o povo”, contou.

Os dois são padres diocesanos, isto é, estão diretamente ligados ao bispo, com isso trabalham nas paróquias. Diferente dos padres religiosos, que pertencem a uma congregação ou instituto religioso, e tem uma vida em comunidade entre eles. Já a comunidade dos padres diocesanos é a paróquia, o povo.

E por isso, o dia a dia deles é voltado aos paroquianos. “Eu amanheço, faço a minha oração da manhã, faço visita ao Santíssimo Sacramento, presto atendimentos às pessoas que querem uma direção espiritual, ou se confessar. Normalmente tenho os compromissos da paróquia, como reuniões com pastorais, movimentos, celebração da missa, enfim. Além disso costumo estudar um pouco, me preparar para as homilias”, disse o Padre Silvio Roberto.

O Padre Berti ficou durante 18 anos dividindo as atividades paroquiais com o seminário, mas atualmente, se dedica integralmente à Igreja. “Eu procuro ter um tempo de oração, de leitura, busco equilibrar o dia. Além de buscar saber o que está acontecendo no mundo, pois nas homilias, eu tenho que ter dois referenciais: a liturgia da palavra e a realidade do dia a dia que a sociedade vive. Temos que estar sempre informados”.

Aos queridos padres da Paróquia Menino Jesus de Praga, especialmente nessa data, expressamos todo o nosso carinho e gratidão. Mas, principalmente, as nossas orações. Para que Deus, em sua infinita bondade e misericórdia, os conceda cada dia mais sabedoria para cuidar do rebanho que foi confiado a cada um. Feliz dia do padre aos nossos, e a todos que estão espalhados pelo mundo levando o amor por Deus e pela Igreja.

Maria Paula Laguna

Imprimir