Notícias da Paróquia › 01/09/2020

Dia do Catequista: um ser transformador

Dia do Catequista: um ser transformador

Dia 30 de agosto celebramos o Dia do Catequista, um ser admirável que não mede esforços para transformar corações e deixar que os seus sejam transformados. Essa é uma vocação muito importante, pois ele é quem assume o convite de Cristo para ensinar e formar novos discípulos missionários.

Na paróquia existe uma equipe de catequese muito empenhada e disposta a deixar suas casas em troca de um sorriso, um abraço e, principalmente, por muito aprendizado. A coordenação da Primeira Eucaristia tem à frente Andréa Gascon, Flávia Hernandez e José Carlos Fonseca que, com a equipe, fazem um trabalho impecável.

Andréa iniciou sua caminhada como catequista junto ao marido, há anos quando sua filha, que hoje tem 20 anos, iniciou a catequese. Eles moravam em São Paulo e lá, enquanto as crianças entravam em uma sala, os pais entravam em outra para que também ouvissem os ensinamentos de Deus. Isso fez com que Andréa se apaixonasse pelo ensinar e decidiu fazer parte da equipe como Catequista de Crisma.

Quando se mudou para São José do Rio Preto, resolveu continuar no mesmo caminho e foi acolhida pela coordenadora da época, e com uma alegria maior, pôde assumir uma turma, que era mais do que especial, porque era a turma do filho caçula que estava iniciando. “Meu filho recebeu a Primeira Eucaristia, mas eu fiquei, pois a catequese me traz Jesus na forma de aprendizado 360 graus. Aprendo com os Catequistas, com as famílias, com a equipe Diocesana, com o serviço e com o estudo, me sinto renovada e desafiada a continuar a transformação do mundo com mais amor a partir da minha mudança pessoal”.

À frente da equipe de Crisma está Suellen Canteli que por coincidência neste mês comemorará dois aniversários: os dois anos de catequista e o dia do catequista. E para ela que sempre sentiu em seu coração a vontade de fazer parte, estar na turma é “a realização de um sonho que eu tinha desde quando eu fiz a minha catequese. Aprendo mais com eles do que eles comigo e ensinar o que Deus quer de nós é maravilhoso”.

Carolina Orsi, que também coordena com Suellen, são catequistas desde 2017. Carolina entrou por convite da coordenadora da época e, para ela, ser catequista é surpreendente e transformador. “Encarei como um desafio a ser vencido e hoje sinto que a cada dia, a cada encontro é uma parte da missão cumprida. Saber que podemos ajudar de alguma forma, seja trazendo reflexões e ensinamentos como também sendo ouvintes dos crismandos, traz a sensação de gratidão por desenvolver esse papel tão importante na formação do jovem dentro e fora da igreja”.

Emanuelle Cristina

 

Imprimir