Notícias da Paróquia › 09/08/2020

A origem da comemoração ao Dia dos Pais

A origem da comemoração ao Dia dos Pais

Data é festejada em todo o mundo

Dados da história apontam que o Dia dos Pais foi comemorado pela primeira vez há mais de 4 mil anos, na Babilônia, quando um garoto chamado Elmesu esculpiu, em argila, uma mensagem para seu pai, desejando-lhe votos de saúde e felicidade.

Muito tempo depois, em 1909, a data surgiu nos Estados Unidos, idealizada por Sonora Louise Smart (1882-1978). A ideia era fazer uma homenagem ao seu pai, William Jackson Smart (1842-1919), guerreiro e veterano na guerra civil, que criou seis filhos depois de sua esposa morrer no parto. Para isso, escolheu o dia de aniversário de William, 19 de junho.

Em 1972, o presidente Richard Nixon tornou a data um dia de celebração nacional, que logo ganhou força e rompeu fronteiras, se espalhando por outros países.

Nos Estados Unidos assim como Inglaterra, Canadá, França, Países Baixos, Macau, Malásia, África do Sul, Argentina, Peru, México, Chile, Equador e Índia a data é comemorada no terceiro domingo de junho; em Portugal e Espanha, em 19 de março; na Rússia, no dia 23 de fevereiro.

No Brasil, o Dia dos Pais surgiu em 1953, quando o publicitário e jornalista Sylvio Bhering, na época diretor do jornal O GLOBO e da rádio homônima, sugeriu a data para incentivar as vendas do comércio e o faturamento dos veículos de comunicação onde trabalhava, pois as vendas no mês agosto estavam baixas e não havia nenhum apelo promocional. O objetivo era tanto social quanto comercial. Deu certo! Bhering justificou a data no calendário litúrgico da Igreja Católica pelo dia de São Joaquim – 16 de agosto – pai de Maria e avô de Jesus Cristo e considerado o patriarca da família, já que a população brasileira era predominantemente constituída de católicos. Tempos depois a data foi transferida para um domingo, o segundo domingo do mês de agosto, para que pudesse ser celebrado sempre aos fins de semana e assim permanece até hoje.  

Marcela Pinoti

Imprimir