Highslide for Wordpress Plugin
Homilias › 06/06/2017

Pentecostes

PENTECOSTES

Hoje é a Festa de Pentecostes, é dia do Espírito Santo. Celebramos hoje a vinda do Espírito Santo sobre Maria e os apóstolos no Cenáculo quando se iniciou a Igreja Primitiva.

Lemos nos Evangelhos ou nos Atos dos Apóstolos que Jesus, Maria, Isabel e os Apóstolos ficaram repletos do Espírito Santo. Agiram, falaram, curaram, oraram repletos do Espírito santo.

Pela palavra sabemos que há o Batismo na água e o Batismo no Espírito Santo.

Batismo vem da palavra grega BAPTIZEM que significa MERGULHO.

Qualquer pessoa pode mergulhar na água. Pode NADAR. Mas o Batismo na verdade é o mergulho na vida de Deus; é o se envolver no Espírito de Deus.

Diante de tudo isso, também nós ficamos imensamente ansiosos por receber o Espírito Santo como eles. Também nós gostaríamos de ouvir sua voz, de conhecê-lo como PESSOA, já que Ele é uma das PESSOAS da SANTÍSSIMA TRINDADE. – É a 3ª pessoa.

EX: SE HÁ 2 ANOS ATRÁS VOCÊ DISCASSE O MEU NÚMERO TELEFONICO E TRAVÁSSEMOS uma CONVERSA e UM CONHECIMENTO por TELEFONE, tendo CONVERSADO sem nunca nos encontrarmos PESSOALMENTE, o que você saberia de mim?

Você talvez dissesse:

- “CONHEÇO O SOM da sua VOZ através do telefone”. E isso seria praticamente tudo. O certo é que você não me RECONHECERIA se me visse na rua.

Mas, chega o dia em que nos encontramos FACE A FACE.

De repente nos apresentamos um ao outro, você estende a MÃO para apertar a minha, você vê como eu sou, a cor dos meus olhos e cabelos, que tipo de roupas uso. É possível que vamos almoçar juntos e você fica sabendo que tipo de comida eu gosto, se gosto de café, chá, suco ou refrigerante.

A verdade é que aprendemos muito sobre os outros quando os encontramos pessoalmente, qdo encontramos pessoalmente, qdo vivemos juntos, qdo o relacionamento torna-se profundo, lado a lado. Descobrimos a outra pessoa não só pq a vemos ou se sabemos da sua existência, mas qdo descobrimos COISAS a respeito da sua personalidade que nos atrai e nos faz querer ficar ao seu lado. Só há um relacionamento profundo com outra pessoa qdo ela consegue causar efeito em nós, qdo a gente se torna sensível ao outro, e fica sabendo o que o entristece e o que lhe agrada, o que Ele gosta ou não gosta, o que o faz zangar-se e o que o faz feliz.

Assim deve ser com o Espírito Santo. Só poderei experimentar sua presença em mim se eu quiser e empenhar-me em descobri-lo, descobrir suas verdades, descobrir o que Ele gosta ou não gosta , o que o entristeceu o  que lhe agrada,o que o faz zangar-se e o que o faz feliz. Para isso é preciso saber quem Ele é. “Nunca se ama o q não se conhece”.

QUEM É ELE?

Vc pergunta Quem é o Espírito Santo? Quero conhecê-lo!

1- Ele é uma PESSOA. É a pessoa mais ADOÁVEL, mais BELA, mais PRECIOSA, mais ENCANTADORA do mundo.

Deus Filho (JESUS) não está na terra.

Deus Pai, não está na terra. OS dois estão no CÉU neste instante. Quem está na terra então?

É DEUS ESPÍRITO SANTO.

Deus Pai realizou a Obra da Criação e fez morada nos Céus.

Depois Deus Pai veio fazer sua obra de salvação através do Filho Jesus que foi ressuscitado.

Antes de Jesus ser ARREBATADO disse aos Apóstolos: (JO 16,) “Eu lhes digo a verdade: É melhor para vcs que eu vá embora, porque, se Eu não for o Espírito Santo não virá para vcs”.

Em (JO. 16,7b – 8): Se eu for ao Pai, enviarei a vcs o Esp. Sto. E qdo Ele vier vai desmascarar o mundo, mostrando quem é pecador, quem é justo e quem é condenado.

  1. 16, 12-15: Muitas coisas ainda tenho para lhes dizer, mas agora não podeis compreender tudo. Quando vier o Esp. da verdade ele encaminhará vcs para toda a verdade. O Esp. da verdade manisfetará a minha gloria, pq Ele vai receber daquilo que é meu, e passará para vcs.

Tudo o que pertence ao Pai é meu também. É por isso que eu disse: O Esp. Sto. vai receber daquilo que é meu e passará a vcs.

Em Atos 1, 4 – ordenou aos Apóstolos que não se afastassem de Jerusalém até se cumprisse a Promessa do Pai, que seria o BATISMO NO ESPÍRITO SANTO.

Em atos 1, 8ss descerá sobre vós o Esp Sto. e vos dará FORÇA e sereis minhas TESTEMUNHAS aqui, lá e até os confins do mundo.

dizendo isso ELEVOU-SE da terra à vista deles, e uma nuvem o OCULTOU.

Afinal então quem é o Esp. Sto.? Por ser um Espírito pensamos que Ele é como uma FUMAÇA ou alguma coisa flutuante que jamais possamos conhecer realmente. NÃO! Ele não só é REAL, como também possui uma PERSONALIDADE – é uma PESSOA. É como o ar do ventilador, que não vejo, mas sinto; é real e existe, posso experimentar e sentir.

PESSOA é o que está do lado de dentro do corpo físico.

Pergunte-se a si mesmo. O que faz de mim uma PESSOA? É o meu corpo físico? Penso que não.

Vc já foi a um enterro? Viu um morto deitado no caixão? Você está olhando para uma pessoa? NÃO! Está vendo um corpo sem vida, morto, um cadáver. – É preciso compreender que o que faz a pessoa não é o corpo. Em lugar disso é o que sai do corpo.

O que faz a pessoa são seus pensamentos, suas EMOÇÕES. Sua VONTADE, seu INTELECTO, seus SENTIMENTOS, seus AFETOS, suas LEMBRANÇAS, ETC… Essas são algumas das características que tornam vc uma pessoa e lhe dão PERSONALIDADE.

Qdo vcs me ouvem pregar não estão vendo o Pe. Sílvio. Apenas veem o meu corpo. Eu estou dentro do meu corpo, por assim dizer. A pessoa do LADO DE DENTRO É QUE REALMENTE É IMPORTANTE;

Assim é o Esp. Sto. Assim como vc. Ele é uma PESSOA. Ele como nós pode SENTIR, COMPREENDER E RESPONDER. Ele fica magoado, Ele tem capacidade de Amar e zangar-se como a Bíblia diz, Ele fala, e tem sua propria vontade.

Mas quem Ele é exatamente? O Esp. Sto. é o Espírito de Deus Pai e o Esp. de Deus Filho.

Para compreender a OBRA do Esp. Santo precisamos entender a obra do Pai e do Filho.

DEUS PAI é quem DÁ A ORDEM “Faça se luz ” – desde o inicio é Deus Pai quem dá as ordens.

- Por outro lado, Deus Filho que realiza as ordens do Pai.

Quando Deus Pai disse – HAJA LUZ – Deus Filho Jesus cumpriu essa ordem.

A seguir Deus Esp Sto. trouxe a LUZ e se tornou LUZ nos corações.

Ex: (Vamos ilustrar melhor) Se eu pedisse, Fulano, por favor acenda a LUZ.

Haveria 3 forças, que estariam envolvidas.

1- Eu daria a ordem – Deus Pai

2- Vc que apertaria o interruptor – Deus Filho

3- A energia desencadeia a LUZ que acende -É o  Esp Sto.

Em outras palavras, vc cumpriu a ordem, mas quem forcenece a LUZ? Não sou eu, nem vc. É o poder – a eletricidade – que produz a LUZ!

O Esp. Sto. é o PODER DO PAI E DO FILHO. É Ele quem processa a ação do Filho. Todavia Ele é uma Pessoa. Ele tem Emoções diferentes do Pai e do Filho na Trindade. Em Efesios 2, 18 diz que não posso estar em contato com o Pai e com o Filho Jesus sem o Esp Sto. em mim.

Só haverá relacionamento se houver COMUNHÃO com Ele.

O Esp. Sto. é aquele que tem COMUNHÃO COM VOCÊ: como está escrito em 2 Coríntios 13, 13: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus Pai e a COMUNHÃO do Espírito Santo estejam com todos vocês.

É isso aí! O Esp. Sto é aquele que comunga comigo. É assim, Ele está aqui dentro de vc para AJUDA-LO em suas orações ao Pai e ajuda-lo a orar ao Filho. Ele é o AMIGO PESSOAL que lhe auxilia a falar com o Pai EM NOME DO FILHO JESUS.

É Ele que o leva a ficar de joelhos e torna fácil a sua comunicação com o Pai.

Ele ANSEIA a comunhão com vc.

Na comunhão não há pedidos  ou pedidos como acontece na oração.

Por exemplo: Se eu pedisse – Quer trazer-me um pouco de comida? SERIA UM PEDIDO. Mas na comunhão é diferente; é muito pessoal.

Seria: COMO VC ESTÁ HOJE?

Vamos tomar café juntos? – Isso é CAMARADAGEM, COMUNHÃO. Na comunhão não existem pedidos EGOÍSTAS, apenas AMIZADE, AMOR E COMUNICAÇÃO.

Na comunhão vc não vê a hora de se encontrar com a pessoa, assim com o Esp. Sto., vc começa a esperar, ansiar que Ele venha antes de ORAR. E quando você pede: Vem Esp. Santo! Ele vem? NÃO VEM! Ele já está em mim. É como dizer MÊS QUE VEM. O mês não vem, sou eu quem vou.

A Bíblia diz em Romanos 8,26-27:Também o Esp. Sto., semelhantemente nos ASISTE  em nossa fraqueza, pq NÃO SABEMOS ORAR como convém, mas o mesmo Espírito INTERCEDE por nós sobre maneira com GEMIDOS INEXPRIMÍVEIS.

E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Esp. Sto., pq segundo a vontade de Deus é que Ele intercede pelos Santos (batizados), os cristãos.

=Qdo não sabemos orar, ele vem em nossa ajuda.

É Ele que nos faz entender,guardar as palavras, ensina as palavras bíblicas e nos torna testemunhas, como está escrito em Atos 1.

Por isso o Esp. Santo é o ÚNICO PROFESSOR DE BÍBLIA.

1 Coríntios 2, 12-13: Orar, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim, o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. Disto também, falamos, não em palavras ensinadas pela  sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com palavras espirituais.

Ele é portando o gde professor. Aquele que me leva a TODA VERDADE.

O Esp. Sto. é ao mesmo tempo TODO PODER, mas muito parecido com uma CRIANÇA.

EX: Qdo vc MAGOA uma criança ELA SE AFASTA, qdo vc mostra AMOR por uma criança ela fica bem PERTO DE VC. Vibra qdo vc chega. Abraça-o apertado. Os olhos saem faíscas ao te ver. Agarra na barra de sua roupa para vc não ir embora. Onde o pai e a mãe vai a criança se agarra e segue. Sinal que de que é AMADA,CUIDADA. Ela confia. Sente-se segura.

O Esp. Sto., é cheio de MEIGUICE. Ele é forte e poderoso. Como uma criança Ele quer ficar bem perto de vc e dos que o Amam. Ele é um GENTLEMAM / UM CAVALHEIRO.  Ele só senta perto de você se o convidar.

ELE É O PODER DO SENHOR

Quando vc clama com amor, com carinho Ele vem e se manifesta. algumas vezes Ele faz vc senti-lo numa briza suave, num vento, numa alegria, aquecendo seu corpo, sentindo perfume, fazendo-o chorar de emoção, sentindo uma PAZ incrível que nada no mundo lhe oferece, o faz tornar decisões incríveis, dá-lhe um REPOUSO  restaurador de forças, etc…

Qdo Jesus estava na terra os discípulos tinham Jesus qdo tinham problemas perguntavam a Jesus, mas qdo Jesus devia partir. Jesus prometeu-lhes que não ficariam sozinhos. O Espírito Santo que o Pai vai lhes enviar irá CONSOLAR-LOS, IRÁ ENSINA-LOS, lembrar-lhes o que lhes tenho dito. Ele FALARÁ SOBRE MIM.

Foi Ele que levou-os a pregar, curar, enfrentar adverssidades, deu -lhes forças, amor á sua missão.

O único pecado não perdoado é contra o esp. Sto.

O maior pecado é ENTRISTECÊ-LO,  o que significa NEGAR SEU PODER E PRESENÇA / Não crer nele.

Em nenhum ponto das Escrituras você encontra as palavras.

-Não entristeça o Pai

-Nem, não entristeça o Deus Filho

Mas em toda Bíblia lemos

NÃO ENTRISTEÇA O ESPÍRITO SANTO.

No deserto Deus disse aos filhos de Israel

-Vocês entristeceram meu Espírito.

Em Atos 5, 3-10. O casal Ananias e Safira venderam uma propriedade e só deu uma pequena parte do que pertencia a Deus, e o custo da mentira foi a morte de ambos porque entristeceram o Espírito Santo.

Em Lucas 12,0 Jesus diz: Todo aquele que proferir uma palavra contra o Filho do Homem, isso lhe será perdoado, mas para o que blasfemar conta o Esp. Santo, não haverá perdão.

Jamais podemos negar seu poder e sua presença.

Ele é tão TERNO tão SENSÍVEL. Se Jesus prometeu dar a você e a mim, ele é importante e não vai nos abandonar.

O Esp. Santo é um GENTLEMAM / CAVALHEIRO ELE NÃO ENTRA EM SEU QUARTO  A NÃO SER QUE O CONVIDE. Ele não se senta com vc caso vc não lhe peça. Ele NÃO FALA COM VOCÊ ATÉ QUE FALE COM ELE.

Qto tempo Ele espera? Até que fale com Ele. Poderia levar MESES até Anos. Ele ESPERA e ESPERA.

Meus irmãos, vcs não irão conhecer nunca seu poder, nem a sua presença, a não ser que vá sentar-se ao lado D´Ele e diga:

-MARAVILHOSO Esp Sto, conte-me tudo sobre Jesus.

- PRECIOSO Esp Sto, quer vir agora falar comigo?

- Espírito Santo, eu te amo e anseio pela tua comunhão.

-Bondoso Esp Sto. quer vir agora ajudar-me a orar?

- Poderoso Esp Sto como vc está?

- Meigo Esp Sto posso ficar bem perto de vc?]

- Querido amigo e professor pode me ensinar as palavras de Jesus?

- Forte e Sto Espírito vc pode desencadear em mim a luz do Pai Celeste?

-Amigo Esp Sto., vc pode reforçar em mim o mandamento do Pai e o desempenho do Filho?

- Amoroso Esp Sto preciso da realidade de Deus em minha vida.

Quando vc estiver sozinho fale com Ele. Fique sentado esperando por Ele. É Ele que glorifica Jesus.

Peça a Ele VEM e Ele vem… Em APOCALIPSE 22, 17 – diz que o Espírito e a noiva dizem: Vem! É Ele que traz Jesus e pede para Jesus vir para ouvir da nossa boca os elogios, as gratidões. É AUTOMATICO. Só Jesus é glorificado numa vida cheia do Espírito.

Cada ato da sua vida reflete aquilo com o que enche a sua vida. Se ela é preenchida com jornais, vc falará de NOTICIAS. Se vc vive de NOVELAS E FILMES é disso que vc vai falar.

MAS, se vc estiver cheio do Esp. Sto. e se ABSORVER  da sua presença vc buscará a Jesus e não gloficará ninguém exceto Jesus.

Se vc não estiver cheio do Esp Santo não falará das coisas de Deus. É melhor ficar CALADO que dirigir uma reunião, fazer uma celebração, dar uma palestra, dar catecismo, ou dar uma mensagem se não tiver pedido ou sentido a sua presença. Ore para que tudo que fizer ou falar seja de acordo com a sua perfeita vontade.

Entrega Missa, reunião, catecismo, celebração, palestra. Diga. Você me chamou é você quem controla. Ele é o chefe! Vc precisa pedir-lhe que tome conta da sua vida.

Por que?

Porque Ele foi enviado por Deus para estar com você, e em você para sempre.

Você pode conhecê-lo e ter comunhão com Ele.

Quanto mais tem comunhão com Ele, tanto mais PODEROSO Jesus se torna. Na sua vida, sua casa, seus relacionamentos, seus trabalhos, seu dia a dia.

Jesus vai ligando os interruptores da sua vida e o Esp Santo desencadeando LUZ.

Se eu quiser então conhecer a Jesus, devo ir ao Esp Sto. Jesus disse isso e Ele sabia do que falava.

Paulo apóstolo disse para andar no Espírito, viver no Espírito, orar no Espírito.

COMO COMEÇAR?

É na verde muito simples.

Você pode começar agora, dizendo.

-Esp. Sto., ajude-me a orar. É isso exatamente que Ele quer que vc faça.

Depois de ter começado, vc sentirá o seu FARDO sendo levantado. Vc Vai ter um companheiro de oração que o levará diretamente ao trono de Deus.

O Esp. Sto é uma pessoa maravilhosa. Ele quer ser o seu amigo mais íntimo e está esperando para leva-lo para mais perto de Jesus.

O Espírito Santo está esperando.

Ele quer que você comece um novo relacionamento; de PESSOA para PESSOA. E Ele irá prepara-lo para seu encontro com Deus Pai e Deus Filho, e para a vinda do Senhor, qdo Deus for tudo em todos.

PARÁCLITO: É o apelido que Jesus deu ao Espírito Santo.

Jesus apelidou o Espírito Santo de PARACLITO. No tempo de Jesus a palavra PARACLITO: DEFENSOR, designava uma pessoa que presente num julgamento de um réu se levantava da plateia e assumia a defesa do acusado, não existia a classe dos advogados, mas, acompanhando- o na vida familiar, social e religiosa como orientador, defensor e protetor de todos os males. Por isso o Espírito Santo é chamado de nosso Paraclito; ou seja, nosso DEFENSOR.

Pe. Sílvio Roberto.

Imprimir