Highslide for Wordpress Plugin
Homilias › 30/03/2016

Domingo de Páscoa, Ano C

HOMILIA

Páscoa considerada a festa máxima do cristianismo.

A alegre noticia foi dada à Maria Madalena às mulheres e depois a Pedro e João: Por que procuram entre os mortos aquele que vive?

Não está aqui: Ressuscitou!

Se esqueceram do que Ele disse: (Lc 24, 5)

E nós que não vimos pessoalmente o Ressuscitado, cremos baseados no testemunho dos apóstolos.

É inútil procurar provas racionais ou cientificas do fato e modo da Ressurreição de Jesus.

Nossa fé, dom de Deus, não é irracional e nem ilusória. Cremos no que os Apóstolos viram e ouviram. Seu testemunho é fidedigno, merece credibilidade. Esse acontecimento salvador que hoje nos plenifica de alegria deve nos levar a proclamar e testemunhar mediante a nossa vida de renascidos em Cristo, procurando os bens do alto onde Ele está, libertando-nos do velho fermento e tornando-nos massa nova.

“Felizes aqueles que creem sem ter visto”. (Jo 20,29)

Diríamos: Felizes aqueles que vivem sempre em clima de Páscoa.

Páscoa: PASSAGEM. É a Páscoa continuando em nós quando superamos o mal, superamos o desânimo, vencemos o pecado, etc…

É Páscoa quando retornamos o animo, o entusiasmo passamos de estado de morte para a vida.

A vida é sempre passagem

Criança para adolescência

Adolescência para juventude

Juventude para a idade adulta

Idade adulta para a maior idade

Os anos passam; tudo passa

Tudo tem sabor pascal

A natureza também tem sua páscoa

Assim como Cristo, também nós estamos sempre saindo da morte e do túmulo:

  • Quando decidimos perdoar, saímos do tumulo do ódio, do rancor e da magoa. Realiza-se em nós a libertação pelo perdão
  • Quando maquina uma traição, se está no tumulo da infidelidade. Mas, no momento em que se decide romper dos laços do DESAMOR e começa a amar a libertação acontece uma feliz páscoa se realiza.

Voltamos nossa vida ao túmulo frio e incomunicável quando nos deixamos levar por interesses pessoais.

A vitória de Cristo acontece sempre quando alguém abraça a Palavra de Deus, quando faz opção por tudo que dignifica e faz crescer as pessoas, a família, tudo que é conquistado para o bem da humanidade.

Tudo isso é prolongamento da “vitória-glória” de Cristo.

Nas descobertas da técnica e da ciência o silencio da Ressurreição de Cristo torna-se um questionamento inatingível: só os homens de fé a enxergam e a compreende.

Podemos afirmar que toda vez que se abrem Escolas, quando se humanizam as cidades, quando se promove um irmão menos favorecido, quando se consola um irmão aflito, quando se trata um enfermo, quando se proporciona a reabilitação de um dependente químico, quando se busca dignificar o irmão violentado, quando se cuida do meio ambiente, quando se faz uma política honesta e justa… Aí está a Páscoa hoje: passagem de condições menos humanas para diviniza-las.

Quando se luta pela igualdade de condições/ quando se luta pela estabilidade da Paz e da concórdia entre os homens, a Ressurreição de Cristo vai tomando conta do mundo.

Quando alguém se corrige ou se converte, a luz do Cristo Ressuscitado vai permeando o mundo de claridade e segurança.

Quando se abandona velhas e radicais posições que para nada mais servem, e passa a dialogar e assume atitudes de respeito, a Páscoa de Cristo vai encontrando espaço na vida dos homens.

Quando alguém partilha a si mesmo ou algo seu e estabelece a comunhão fraterna, estará abandonando o tumulo do egoísmo e ganância e dando lugar a nova civilização ressuscitada pelo amor de Deus.

Quando alguém ultrapassar os limites da sua dor, dos seus problemas e do seu sofrimento para ajudar àqueles que mais sofrem a superar e vencer seus problemas, estará ressuscitando com Cristo e provocando ressurreição na vida dos outros.

Só assim, haverá Páscoa no mundo e todos poderemos anunciar com uma profunda e alegre fé: “ Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa Ressurreição: Vinde Senhor Jesus!” Sim, se a ressurreição é principio de vida nova, no coração de quem crê, inaugura-se desde agora a possibilidade de provar o “Paraíso” entre os homens.

Feliz e Santa Páscoa a todos

Em Cristo Ressuscitado!

Imprimir