Highslide for Wordpress Plugin
Homilias › 21/02/2017

7º DOMINGO COMUM – ANO A

 ­­HOMILIA – 18 e 19 de fevereiro de 2017

1ª LEITURA: Levítico 19,1-2.17-8

2ª LEITURA : 1Cor 3,16-23

EVANGELHO: Mt 5,38-48

 

Esta passagem do Evangelho de hoje continua a de domingo passado: quando Jesus diz : “ Foi dito aos antepassados :… mas agora eu vos digo´´. E começa Ele “ Foi no passado: olho por olho e dente por dente´´. Uma formula que revelava a prática da antiga justiça, quando alguém pratica uma grosseria, nós lhe pagamos com a mesma moeda, mas essa expressão assume um sentimento de: Falta de compaixão/ Recusa a usar de demência em relação ao culpado e de não perceber que ele é pobre e fraco de espírito. Olhando de relance às atitudes propostas pelo mundo de hoje isso acontece repetidas vezes. Assistimos aos chamados filmes de AÇÃO e POLICIAIS; eles promovem o olho por olho… e nós tranquilamente torcemos para que ocorra isso. Cada vez mais somos pressionados e contagiados por essa consciência da VIOLÊNCIA.

Jesus ao comentar esse conselho, exclui a violência e propõe uma nova maneira de praticar a NOVA JUSTIÇA, totalmente diferente e apresenta 4 exemplos, tomados da vida cotidiana de seu povo.

1º- À VIOLÊNCIA FÍSICA: “ se alguém te bate na face direta oferece-lhe a esquerda´´.

2º- “ Se alguém lhe roubar a túnica deixa o levar o manto´´…

3º- “ Se alguém te forçar a andar 1 quilometro, caminha dois com ele´´.

4º- “ Não vires as costas a quem te pede emprestado´´.

Que conselhos absurdos de Jesus são esses?

Pela lógica dos homens, as propostas de Jesus são AUTENTICAS LOUCURA! Há até quem diga: BONZINHO SIM, MAS BOBO NÃO! Com certeza, essas palavras de Jesus não devem ser levadas ao pé da letra, isto seria, de fato, CRETINICE: Ele também quando levou uma bofetada, não ofereceu a outra face, mas questionou e protestou.

O que na verdade Ele exige dos seus seguidores, para não prejudicar o irmão, não devolver o mal com o mal, a violência com violência, o poder com o poder, a injustiça com a injustiça, mas ter a disposição interior, aceitando a humilhação para não aumentar ou prolongar o problema.

Os seguidores de Jesus Cristo  vivem a convicção de que a única maneira eficaz para interromper, o CICLO DEMONÍACO:  OFENSA – VIOLÊNCIA é o PERDÃO e a MANSIDADE. É melhor ser generoso, humilde desapegado, simples, perdoador e ter paz do reagir com violência com outra violência, assim não se elimina a primeira injustiça, mas acrescenta- se outra.

Este círculo diabólico somente poder ser quebrado com um gesto original de um coração manso, completamente novo e cheio de perdão.

Para Ele tudo o mais ultrapassado. Por fim Jesus faz uma citação: Está escrito: “ Ama o teu próximo, mas odeia o teu inimigo´´ Jesus completa: amar o próximo implica amar também o inimigo, pois o inimigo é teu próximo também. Alias Jesus até ensinou o remédio para amar o inimigo: “ Orai pelos que vos perseguem. Bendizei os que vos maldizem e praticai o bem a quem vos faz mal´´ ( Lucas 6,27 ). Jesus diz que só assim seremos considerados filhos de Deus, pois Ele faz surgir o sol sobre os maus e sobre os bons e envia a chuva sobre os justos e também sobre os injustos. Assim Ele derruba todas as barreiras dando-nos o exemplo deste amor universal do nosso Pai celeste.

Ele não faz distinção entre os homens, porque todos são filhos, todos somos irmãos e Ele quer que todos se convertam e tenham VIDA em ABUNDANCIA.

Exatamente por isso Jesus exclui toda forma de violência!

Para bons entendedores, poucas palavras bastam.

Quem tem ouvidos para ouvir: OUÇA!

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO IRMÃOS!

Pe. Silvio Roberto dos Santos

Pároco.

Imprimir